segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição 2025: Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança

 

Dezembro chega e, com ele, o coração do povo católico se enche de fé, emoção e expectativa. A Festa de Nossa Senhora da Conceição 2025 traz como tema uma poderosa mensagem: “Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança”. Em tempos de desafios e incertezas, a devoção à Virgem Maria nos convida a renovar a confiança em Deus e a caminhar com esperança viva.

A Festa celebrada entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro, no tradicional Morro da Conceição, em Recife, a festa é um dos maiores símbolos de devoção mariana do Nordeste.

Neste ano, a temática convida os fiéis a refletirem sobre a importância de manter a esperança viva em tempos difíceis, inspirando-se na figura da Imaculada Conceição — símbolo de pureza, proteção e força espiritual. Olhar para Maria é reconhecer nela um farol que guia os fiéis rumo à luz, mesmo nas noites mais escuras. O evento propõe mais do que uma celebração: propõe um reencontro com a esperança, solidariedade, reacendendo a chama da fé em cada coração. A cada passo rumo ao topo do morro, os devotos acendem não só velas, mas também a chama da esperança em seus corações.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição 2025

 
A Festa de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais importantes celebrações católicas do Brasil e uma das maiores celebrações religiosas de Pernambuco, realizada do dia 28 de novembro a 8 de dezembro. Com novenas e missas no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, além das tradicionais procissões.

Reunindo milhares de fiéis no Morro da Conceição e arredores, zona norte do Recife. Com o tema deste ano sendo "Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança", exaltando a esperança e a proteção da Virgem Maria.

 Celebrada há mais de 100 anos, a festa é marcada por momentos de fé profunda, cultura popular e manifestações de gratidão. Durante os dez dias de programação, devotos sobem o morro para pagar promessas, acender velas, rezar e agradecer bênçãos alcançadas.



 Além das celebrações religiosas, a festividade movimenta o comércio local, com barracas de comidas típicas, artigos religiosos e música popular.  Cada detalhe da festa é pensado para unir espiritualidade e cultura popular, criando um ambiente de partilha e esperança.

A grande procissão do dia 8 de dezembro, feriado religioso, encerra a festa com emoção e fé, levando a imagem da santa pelas ruas do bairro com orações e cânticos.