domingo, 14 de março de 2010

Dom Helder Câmara


"Ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar, nem tão rico que não necessite de ajuda". Dom Hélder, frase escrita em um calendário do grupo Trapeiros de Emaús.

“[...] quando dou pão aos pobres,

chamam-me de santo, quando

pergunto pelas causas da pobreza,

me chamam de comunista [...]"

Dom Hélder Câmara

"O DOM da Paz"


Arcebispo de Olinda e Recife, formado em filosofia e teologia (1923 - 1931) e ordenou-se padre em 1931 em fortaleza. Juntamente com dois outros amigos, Dom Hélder fundou, em 1931, a Legião Cearense do Trabalho. Dois anos depois, juntamente com lavadeiras, passadeiras e empregadas domésticas, Dom Hélder criou a Sindicalização Operária Feminina Católica.

Foi diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará (1935), cargo que exerceu por cinco anos; diretor de serviços de medidas e programas da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (1936) e técnico do Ministério da Educação, fundou a Cruzada São Sebastião, para atender as pessoas das favelas e o Banco de Providência, destinado a ajudar famílias pobres. Organizou e foi o primeiro assistente geral da Ação Católica Brasileira (ACB 1947-1962). Trabalhou pela criação da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), fundada em 1952, onde foi eleito seu secretário geral, no período em que permaneceu lá, implantou os ideais da Organização, promovendo interação entre os bispos do Brasil, participou de congressos para atualização e adaptação da Igreja Católica aos tempos modernos, sobretudo integrando a Igreja na luta em defesa da justiça e cidadania.

Aos 55 anos, Dom Hélder Câmara, foi nomeado Arcebispo de Olinda e Recife. Assumiu a Arquidiocese, em 12 de março de 1964, permanecendo neste cargo durante vinte anos. Na época em que tomou posse como Arcebispo em Pernambuco, o Brasil encontrava-se em pleno domínio da ditadura militar. Momento político este, que o tornou um líder contra o autoritarismo e os abusos aos direitos humanos, praticados pelos militares.

No final da década de 90, com o apoio de outras instituições filantrópicas, lançou oficialmente, na Fundação Joaquim Nabuco, a campanha Ano 2000 Sem Miséria. Para ele era grande o constrangimento em saber que, às vésperas do segundo milênio do nascimento de Jesus Cristo, milhares de pessoas ainda vivessem na miséria.

O Arcebispo D. Hélder Câmara é lembrado na história da Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil e no mundo, como um Apóstolo, que soube honrar o Brasil e usar o carisma de defensor da paz e da justiça para os filhos de Deus.

EM RECIFE

Criou o Governo Colegiado; a organização dos setores pastorais; fundou o Banco da Previdência; criou o Movimento Encontro de Irmãos, e criou também a Comissão de Justiça e Paz.

OS TÍTULOS DE DOM HÉLDER

Em l969, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Saint Louis, Estados Unidos. E daí em diante não parou mais: recebeu títulos de doutor honoris causa em Direito e Teologia em várias universidades da Bélgica, da Suíça, Alemanha. Holanda, Itália, Canadá e Estados Unidos, além dos títulos que recebeu nas universidades brasileiras.

OS TÍTULOS DE CIDADÃO

Dom Hélder recebeu o título de Cidadão Honorário de 28 cidades brasileiras e duas estrangeiras: a cidade de São Nicolau na Suíça e Rocamadour, na França.

Nenhum comentário: