domingo, 19 de dezembro de 2010

Prosopopéia

A nossa primeira obra literária, que foi a obra que propagou o estilo barroco no Brasil e é, também, a primeira obra literária que aconteceu entre nós, sendo, por isto, um marco da nossa literatura. É poema épico, laudatório a Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, publicado em 1601
, por Bento Teixeira Pinto, em versos decassílabos, dispostos em oitava rima. Algumas descrições da natureza como "Descrição do Recife de Pernambuco" e "Olinda Celebrada".
Além de sua importância cronológica, Prosopopéia é uma obra encomiástica, em homenagem com louvação ao donatário da capitania de Pernambuco na época. Ela exalta o herói estóico cristão, realçando valores como o heroísmo, a estirpe, o poder, a glória, a honra, a riqueza, o saber e as virtudes. Inspira-se na terra e tem um caráter eminentemente social e individual. Criação diretamente estruturada pela realidade, permite a realização, num plano imaginário, de uma coerência jamais atingida pelo autor, cripto-judeu, no plano real. A obra é atribuída ao donatário quando fora herói do naufrágio de 1565.
A sua importância está no fato de ser a poesia inaugural do nativismo grandiloqüente do Brasil. Ela elogia a administração do donatário, o qual realmente prosperou, devido ao investimento no plantio de cana-de-açúcar. Mesmo sendo tão português e repleto de mitologia greco-romana, parte do assunto é brasileiro, pois há a "Descrição do Recife de Pernambuco", inclusive explicando o nome indígena da Capitania; a contemplação de "Olinda florescente" e de "Olinda celebrada", por Duarte Coelho, seu fundador, além, é claro, dos próprios feitos do homenageado.
O poema foi escrito em Olinda, quando o autor esteve entre 1584 e 1587. Constitui a primeira expressão da literatura no Brasil, sendo visto como a primeira manifestação do nosso nativismo literário.
Prosopopéia fora publicado um ano após a morte de Bento Teixeira. Literariamente modesta, mas historicamente significativa, Prosopopéia não deixa de ser válida do ponto de vista euro-tropical. Ela se inclui entre aquelas primeiras letras em língua portuguesa tocadas pela atração que paisagens exóticas e gentes primitivas, habitantes de espaços tropicais, exerceram sobre europeus.

sábado, 11 de dezembro de 2010

K FUSION



K Fusion, um emulador da sega que roda tanto jogs de Master System como de Mega Drive. Esse emulador possui um sistema de som tanto para Windows 98, Windows 2000 e Windows XP, já que outros emuladores, em sua maioria, só rodam em um dos sistemas operacionais de Windows, ou roda sem o som em um sistema diferente. Um emulador bem simples de rodar os jogos Master System Rom – ou – Genesis Rom (Mega Drive).

Neoragex



Um emulador de Neo-Geo, bem mais simples e ocupa um espaço relativamente pequeno, fácil de escolher, rodar e configurar os jogos (roms) e os controles.
Um designe (interface) bem simples, que torna bem fáceis essas escolhas e configurações.
O som possui dois formatos – FM & ADPCM – um com a música e outro com os demais sons.
Para rodas os jogos da Neo-Geo, mesmo com uma baixa configuração do PC, sem os riscos de travamento.

Windows Snk-Neo figthers



Windows XP atualizado e modificado para um melhor desempenho e comodidade na utilização de diversos softwares de utilidade geral; como Office, anti-vírus, editor de imagens, papeis de parede (wallpaper), navegadores, temas & etc.
Podem-se fazer alterações foram com base na ISO (imagem – cópia criada e ainda não gravada, ou escrita em disco) original, disponível no site MSDN, removendo itens que sejam considerados desnecessários e adicionando os considerados necessários.

Também é possível encontrar uma “ISO” já está no modo de instalação
"Unnatended", isto é, não necessita da intervenção do usuário durante o processo. Com excreção da escolha da partição para sua instalação. Preferencialmente, deve ser feita na unidade C, assim como os demais sistemas operacionais Windows.

P.S. A “ISO” (imagem – cópia criada e ainda não gravada, ou escrita em disco) Original em criada para CD, não possuem todos os complementos citados acima.